Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Entrevista sobre habitação com Joviano Mayer, militante das Brigadas populares

Entrevista realizada na Ocupação Dandara, ocupação urbana em Belo Horizonte, MG. Joviano Mayer é integrante da organização política Brigadas Populares e milita na Frente pela pela reforma urbana.
A entrevista faz parte da atividades do projeto de extensão "Terra Crua: uma alternativa para habitações em assentamentos rurais", que tem como um de seus objetivos a produção de um vídeo sobre habitação.



Continuação
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.1B
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 3
Entrevista Joviano Mayer - Parte 4

Créditos na entrevista

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bangalô de Flores vence Expocom


O blog Bangalô de Flores (do qual faço parte) vence na categoria Produção Editorial e Produção Transdisciplinar, modalidade Blog, o expocom sudeste de 2010. O evento, que faz parte do XCongresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste(INTERCOM), aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio em Vitória, a capital capixaba. 
Autor do trabalho: Elder Barbosa
Co-autoras Lívia Alcântara e Thaís Faria 
Trabalho  "Bangalô de Flores: Movimentos sociais da Zona da Mata mineira em pauta na web" (disponível em pdf)

+ informações em Bangalô de Flores


domingo, 16 de maio de 2010

Comunicação Popular: do diálogo com as famílias à produção audiovisual

Trabalho apresentado na V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã na UNICENTRO, em Guarapuava, PR,de 8 a 10 de outubro de 2009. O artigo é um relato da experiência de produção audiovisual no assentamento do MST Olga Benário (disponível aqui em pdf), vinculada ao Programa de  Bolsa em Extensão Universitária (PIBEX), sob orientação do professora Soraya Ferreira.


Resumo: Este  relato  visa  compartilhar  a  experiência  da  produção  de  um  vídeo  popular  sobre  a 
construção das habitações no assentamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST)  Olga  Benário,  localizado  no  município  de  Visconde  do  Rio  Branco,  MG.  O assentamento  conta  com  a  mediação  do  grupo  “Terra  Crua”  que  está  possibilitando  a projetação  arquitetônica  de  forma  participativa  ao  invés  de  adotar  a  planta  padrão oferecida pelo INCRA. O relato justifica o porquê da escolha do vídeo para documentar  o processo, apresentando seu potencial enquanto instrumento de luta para o movimento. Discute o caráter participativo do vídeo a partir da exposição da metodologia utilizada 
para a produção do vídeo e do contato com a comunidade. Aborda, ainda, a tentativa de possibilitar a apropriação dos equipamentos de filmagem por parte dos assentados e a metodologia utilizada nas entrevistas.  
Palavras-chave: vídeo popular; MST; participativo; documentário; habitação. 

Movimentos Sociais na web 2.0: a experiência da "Ocupação Dandara"

Trabalho apresentado na categoria de Comunicação Multimídia do Intercom Júnior, no XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste realizado de 13 a 15 de maio de 2010, sob orientação do professor Carlos d`Andréa. O artigo "Movimentos Sociais na web 2.0: a experiência da Ocupação Dandara" está disponível aqui (em pdf).

Resumo: Este artigo apresenta o histórico e o contexto da inserção dos movimentos sociais na internet a partir de meados da década de 90, e aponta as transformações nas formas de militância ocorridas desde então, em especial a partir da web 2.0. Descreve a experiência de inserção na web da ocupação rurbana Dandara, de Belo Horizonte, MG, expondo os desafios enfrentados na gestão do seu blog e microblog e as possibilidades de “confrontação” de informações publicadas pela mídia de massa. Ao final, indica alguns pontos a serem explorados no âmbito das possibilidades da web 2.0 para os movimentos sociais. 
Palavras-chave: movimentos sociais; web 2.0; democracia;

Os desafios de Evo com a mineração


"Seja Marginal, Seja Herói"


Encarte do DVD "Seja Marginal, Seja Herói". Veja o documentário aqui.

La Inlfuenza do Bacon

Sinopse: Radionovela que conta a história de três porquinhos mexicanos atrás de informações sobre uma doença misteriosa. Eles acabam descobrindo sobre várias epidemias que assolaram a humanidade ao longo da história.
Créditos: Radionovela produzida e editada pelos estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFV (@comufv): André Pacheco, Elder Barbosa, Lívia Alcântara, Marília Cabral e Thaís Faria, sob orientação da professora Kátia Fraga.
Personagens:
Narrador da história medieval, CIDA e Bad Wolf: André Pacheco 
Pablito, Cavaleiro medieval e Seu Madruga: Elder Barbosa
Juanito, Amada Medieval e Doutor: Lívia Alcântara
Maria de la influenza, Curandeiro e Jornalista: Thais Faria


A Cavalgada do Diabo

Encarte do radiodocumentário "A Cavalgada do Diabo": a vida e a obra do escritor Guimarães Rosa.

"A Cavalgada do diabo"


  • Sinopse:  O Radiodocumentário "A Cavalgada do diabo" aborda a vida do escritor Guimarães Rosa. 
  • Créditos: produzido pelos estudates do curso de Comunicação Socia, da UFVl: André Pacheco, Elder Barbosa, Lívia Alcântara, Marília Cabra e Thaís Faria, sob orientação da professora Kátia Fraga.
  • (veja o encarte do CD)

Popularizando a Assembléia

Sinopse: Radiojornal sobre a organização política Assembléia Popular de Viçosa, MG.
Créditos:produzido pelos estudantes André Pacheco, Elder Barbosa, Lívia Alcântara, Maília Cabral e Thais Faria do curso de Comunicação Social da UFV (@com), sob orientação da Professora Kátia Fraga.






"Seja Marginal Seja Herói"

Sinopse: O fim da década de 60 era paradoxal. Se, por um lado, o capitalismo afirmava sua supremacia, por outro, os movimentos de contracultura haviam revolucionado os costumes. A arte, neste período, resistiu desesperadamente. Provocou enquanto pôde e não aceitou uma extinção submissa. "Seja Marginal Seja Herói" busca, através de filmes, vídeos, livros e fotos contar esta história.
Créditos: Documentário produzido pelos estudantes Elder Barbosa, Lívia Alcântara e Marília Cabral em 2009, para a disciplina de Temas Contemporâneos de História, ministrada pela professora Patrícia Lopes, da Universidade Federal de Viçosa.
Encarte do DVD aqui.





Cartaz de divulgação do 6º Estágio Interdisciplinar de Vivência, MG